Pilates como Aliado na Prática Esportiva

Coloque o Pilates como aliado na prática esportiva

Nos dias atuais o esporte ganhou uma importância muito grande na vida das pessoas. Ele é reconhecidamente uma forma de melhorar o condicionamento físico e evitar doenças. A busca pela prática do esporte vem se tornando cada vez mais comum entre a população mundial. Tendo em vista que males associados a modernidade como sedentarismo podem ser facilmente combatido com a prática de alguma modalidade esportiva. A procura pelo esporte quase sempre está associada a um interesse pessoal. O fato é que quanto mais cedo o interesse por uma atividade física for despertado no indivíduo melhor atleta ele será e certamente terá uma qualidade de vida melhor nos anos que seguirem sua vida.

Pilates como Aliado na Prática EsportivaQuando falamos do esporte profissional ou de alta performance não é a simples prática que está em questão. Atletas que buscam reconhecimento nacional e internacional têm que se ocupar com outras atividades que não apenas aquelas que envolvam a prática final da modalidade que ele escolheu para exercer. Esses atletas além do esporte que praticam também fazem musculação, acompanhamento nutricional, acompanhamento médico além da observância de hábitos saudáveis de vida como não consumir bebidas alcóolicas nem cigarros.

Observar a necessidade física que compete a cada modalidade esportiva é algo que também, garantirá resultados satisfatórios na competição. Um atleta que pratica natação tem necessidades totalmente diferentes de outro que pratica vôlei por exemplo. O entendimento dessas necessidade e o avanço nas técnicas de preparação física e medicinais têm criado verdadeiros superatletas em todo mundo.

Mas uma coisa que é comum a todos os esportes é a mobilidade. Desde o tênis de mesa até as artes marciais nosso corpo tem que estar em movimento para praticá-las. Esse entendimento e também um treinamento adequado para cada modalidade é que torna a preparação de cada esporte diferente uma da outra.

Pilates técnica biomecânica

O Pilates como uma técnica biomecânica de exercícios vêm sendo cada vez mais requisitada por atletas de alto nível, ou mesmo os amadores. Em busca de melhores resultados preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos veem no

Pilates um poderoso aliado a todas as modalidades esportivas existentes. Isso ocorre devido ao fato de o Pilates trabalhar o corpo como um todo. Todos os músculos e ossos são trabalhados e tonificados no Pilates e isso reflete diretamente nos resultados dos atletas nas competições.

A grande vantagem do Pilates é que ele têm exercícios específicos para cada modalidade esportiva. Um atleta profissional do futebol certamente terá uma preocupação maior em ter resistência, flexibilidade e força em seus membros inferiores. Já atletas do tênis por exemplo pautarão seus exercícios nos membros superiores.

É essa flexibilidade do Pilates que vem chamando atenção dos atletas de grande performance e se tornando aliado deles mundo a fora. A maioria dos grandes times do futebol mundial conta em seus centro de treinamentos com uma infraestrutura completa para a prática do Pilates, além de profissionais extremamente capacitados.

Além de fortalecer os músculos e os ossos o Pilates também é reconhecidamente um fator de redução nos riscos de lesões. Pelo simples fato de ser uma técnica de exercícios que desenvolvem a elasticidade e resistência dos músculos e ossos o Pilates diminui consideravelmente o risco de lesões em atletas que o praticam regularmente.

Fora o fato de o Pilates atuar como uma forma de tratamento em atletas lesionados. Médicos em conjunto com fisioterapeutas elaboram uma série de exercícios para que atletas que tenham sofrido algum tipo de lesão possam retomar o seu condicionamento físico normal através da prática do Pilates. O fato é que o Pilates se associou de uma maneira tão perfeita com a prática esportiva que se tornou praticamente indissociável para quem quer melhorar sua performance.

Agende uma Aula Teste - Comigo!

Autor: Denise Terra

Share This Post On