Indicação do Pilates para Crianças

Por que a indicação do pilates para crianças está se tornando algo comum?

As crianças dos dias atuais não se exercitam como as de antigamente, ou pelo menos não o tanto que deveriam. Se você tem 30 anos ou mais certamente irá se lembrar de brincadeiras como pegador de esconder, amarelinha, pega-pega e tantas outras que fizeram parte da nossa infância.

Com o avanço e o barateamento de novas tecnologias voltadas para o lazer a criança passou a ficar cada dia mais sedentária. Hoje o tempo delas, em raras exceções, são gastos na frente do computador, do vídeo game ou em outras atividade que não envolvem o aspecto físico da maneira como deveria ser desenvolvido.

Pilates para CriançasGrande parte desse sedentarismo está relacionado a verticalização dos centros urbanos. Cada dia é mais difícil se encontrar locais aonde se possa exercer atividades recreativas como as que as crianças de outrora desenvolviam.

Geralmente nos dias atuais a grande parte das crianças moram em apartamentos, ou em pequenas casas sem uma área grande suficiente para que possam exercer atividades lúdicas.

Como todos nós sabemos o sedentarismo é um dos principais causadores das doenças. Infartos, reumatismos, artrites, aneurisma cerebral e tantas outras doenças poderiam ser evitadas com a simples prática de alguma atividade física.

Foi pensando nesse tipo de necessidade da qual as crianças carecem que foi desenvolvido o Pilates aplicado aos primeiros anos de vida do ser humano. O Pilates é uma técnica que enrijece os músculos, contribui para o crescimento dos mesmos e ainda contribui de forma significativa para uma formação óssea adequada. Além disso há o aspecto mental. Devido a técnicas de respiração utilizadas no Pilates muitas crianças conseguem melhorar seu rendimento escolar.

Desenvolvimento começa na infância

É necessário entender que a fase de desenvolvimento do ser humano começa na infância. É nessa época da vida que os músculos e os ossos começam a adquirir a forma na qual irão permanecer por toda a vida. O Pilates surge como uma técnica que visa contribuir de sobremodo para que esse desenvolvimento seja satisfatório.

O mundo moderno, apesar dos seus avanços colocam uma sobrecarga nas crianças que pode ser prejudicial quando atingirem a idade adulta. Você já reparou no peso da mochila do seu filho? Certamente ele será maior do que o indicado para que ele consiga carregar essa carga sem prejudicar os músculos lombares e a coluna vertebral. O que acontece é que percebemos cada vez mais adolescentes e jovens que se queixam de problemas e dores na coluna cada vez mais cedo.

O Pilates como uma técnica que visa enrijecer os músculos, controlar a respiração e contribuir na formação dos ossos e tantos outros benefícios associados visa minimizar ou excluir esses tipos de patologias precoces. A criança que pratica o pilates dentro de pouco tempo apresenta uma melhor postura corporal e como enrijece os músculos ela é capaz de suportar com menos impacto o peso da sua mochila, por exemplo. Outras atividades como o futebol, artes marciais e o vôlei também contribuem. Mas o fato é que somente o Pilates foi desenvolvido, estudado e aperfeiçoado de maneira mais aprofundada para dar esse tipo de resultado. Os esportes desenvolvem habilidades específicas, o Pilates desenvolve o corpo como um todo.

É fato que todo pai se preocupa com a saúde e o bem estar do seu filho. Mas é importante que essa preocupação não seja imediatista e sim ao longo prazo.

Tudo bem dar um vídeo game para o seu filho, mas exija que ele se empenhe em algum tipo de atividade na qual ele irá colher frutos ao longo da sua vida. O

Pilates está aí como uma opção cada vez mais interessante e eficaz para atingir esse tipo de objetivo.

 

 

Agende uma Aula Teste - Comigo!

Autor: Denise Terra

Share This Post On