Pilates na prevenção de dores lombares

Muitas das queixas de dores no corpo costumam ser em relação as dores lombares. O percentual de pessoas que sofrem com o desconforto vem aumentando e, infelizmente, ele atinge homens e mulheres de diferentes faixas etárias e até crianças e adolescentes. Entre esses grupos, as mulheres ainda são as mais afetadas por esse tipo de dor.

Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, “Na fase adulta, ao menos 1% da população exibe dores consideradas intensas e permanentes na parte inferior das costas”. Algumas das causas para a incidência de dores lombares são o tabagismo, alcoolismo, envelhecimento, estresse, sedentarismo, alterações na coluna (escoliose ou lordose), fatores hereditários, traumas de repetição no trabalho e no esporte e vícios posturais.

Quando não tratadas da forma correta, as dores lombares podem evoluir a problemas mais sérios, como a degeneração dos discos intervertebrais, contribuindo, inclusive, para o surgimento da hérnia de disco ou osteofitose. 

Como prevenir as dores lombares com o Pilates

Primeiramente, é importante se atentar e cuidar da postura. A postura correta, seja no trabalho, exercícios físicos ou até nas tarefas domésticas, pode evitar problemas futuros de dores nas costas. Isso ocorre, pois quando o alinhamento vertical está correto, o corpo realiza movimentos de forma eficaz, evitando a sobrecarga de certas regiões. Outro ponto importante a ser considerado é fraqueza muscular. Caso ela exista e prevaleça, as dores nas costas podem surgir com maior facilidade.

Para garantir o fortalecimento muscular e se prevenir contra a dor lombar, o Pilates aparece como um grande aliado, pois a técnica fortalece a região. Com alguns exercícios específicos, é possível trabalhar a região intensamente, evitando o acontecimento de lesões. O Pilates trabalha diferentes músculos do corpo, de modo que, a prática correta garante o fortalecimento dos músculos fracos e alonga os encurtados, garantindo flexibilidade e mobilidade das articulações.

Outros benefícios da prática do Pilates incluem a correção da postura, a estimulação da coordenação motora e a circulação do sangue, a prevenção de lesões e fraturas osteoporóticas, combate ao estresse, aumento da flexibilidade e da concentração, melhora na respiração e favorece o fortalecimento muscular.

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Autor: Denise Terra

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